Wednesday, June 29, 2005

What is emotional intelligence?

O que entendemos por uma pessoa inteligente? Saber fazer contas de cabeça? Saber tocar sem pauta "Swan Lake" de Pyotr Ilyich Thaikovsky? Ser criativo? Sim mas não só.
Ser inteligente é também ter inteligência emocional. Ser verdadeiramente inteligente é ter 50/50 de cabeça e coração.
"What is emotional intelligence? Most of us perceive intelligence as a mental quality and emotions as a feeling quality. True intelligence is a blending of the head and the heart. Being “smart” is not only a mental exercise, we also need to develop our ability to be heart-smart."
Já nos depararmos com casos de conhecer individuos extremamente inteligentes, mas que eram uns autênticos c*melos, indiferentes, frios, distantes, rispidos, etc. O problemas destas pessoas é viverem num estado social heliocentrista (estado de estrela e não egocentrico). Signfica que são pessoas que pensam que o mundo gira à volta deles e recusam-se a baixar ao nivel teluricum.

"A belligerent Samurai once challenged a Zen master to explain the concept of Heaven and Hell. But the monk, replied with scorn saying “You’re nothing but a lout, I can’t waste my time with the likes of you.”His very honor attacked the Samurai flew into a rage and pulling his sword from it’s scabbard yelled, “I could kill you for your impertinence.”“That,” the monk calmly replied, “is Hell.”Startled at seeing the truth the master had pointed out about the fury that had him in its grip, the Samurai calmed down, sheathed his sword and bowed, thanking the monk for the insight.“And that,” the monk replied, “is Heaven.”

A inteligencia emocional aprende-se.

Wednesday, June 22, 2005

Cartoon world




Criatividade - capacidade criadora; aptidão para formular ideias criadoras; originalidade; engenho.
A criatividade inclui, o uso de cores, riso, liberdade, esforço consciente de ver "algo" de forma diferente, quebrar com habitos e barreiras definidas de como pensar, acreditar e fazer.
A supressão da criatividade origina comportamentos violentos. Por natureza, somos todos criativos, mas quando somos forçados a "esmagar" o nosso esforço criativo, a "energia" da criatividade é canalizada para actos de violência, devido a um estado de frustração.
Todo o ser humano é por natureza criativo.
Os cartoons, encorajam o desenvolvimento da criativiade e não devem ser vistos como uma forma de infantilidade para aqueles (vulgos adultos) que os vêm.
Pena tenho eu, daqueles que não os entendem.
Imaginem! Sonhem! Quem é quem para julgar a nossa criativiadade? A nossa imaginação? Albert Einstein dava mais importância á imaginação que ao conhecimento. Deepak Chopra, Nicola Tesla...
"As long as the mind can envision the fact that you can do something, you can....I visualized myself being there already - having achieved the goal already. It’s mind over matter.”
"Studying paradoxes is important to the development of a creative mind. A true paradox presents a perceptual enigma to the mind. What appears to be real cannot be, and yet it is. To study paradoxes allows the mind to reach beyond what appears to be obvious. Reaching beyond the obvious is the essence of creativity"
Recomendo

Imagination over matter

»"Weakness of attitude becomes weakness of character."

»"Anyone who has never made a mistake has never tried anything new."

»"God does not care about our mathematical difficulties. He integrates empirically."

»"Do not worry about your difficulties in Mathematics. I can assure you mine are still greater."

»"Two things are infinite: the universe and human stupidity; and I'm not sure about the the
universe."

»"Imagination is more important than knowledge."

Collected Quotes from Albert Einstein

Friday, June 17, 2005

FÚRIAAA!!!


Uma sensação que nos é familiar e que por vezes nos inunda a cabeça de uma forma quase devastatore, é a "FÚRIA" (do lat: furia). Fúrias (divindades infernais na mitologia pagã) cólera, colérico, exasperado, enfurecer, exacerbar, raiva, ira, irritação violenta, violento (do lat: violentu) que procede com ímpeto, em que há emprego da força brutal, colérico, fogoso, irascível, propenso à ira, acesso violento de locura.
Loucura (???), alienação mental com modificação profunda da personalidade, Tresvario.
Louco (lat: glaucu; gr: Glaûkos), alienado, demente, individuo que perdeu o uso da razão, delírio.
Razão (do lat: ratione), faculdade de raciocinar ou estabelecer conceitos e proposições de modo discursivo (não intuitivo) segundo as regras lógicas do raciocinio,bom senso.
Delírio (do lat: deliriu), desvio mórbido da razão contra o qual não valem a experiência nem a argumentação lógica e em virtude do qual o indivíduo se afasta cada vez mais da realidade, mundo imaginário.
Imaginário (do lat: imaginariu) que não é real, fictício, quimérico, utópico. Mat: quantidade representada pela raiz quadrada de um número negativo.
Isto quer dizer que (e segundo a minha opinião) que:
a fúria é um acesso violento de loucura que nos deixa sem razão, em estado de delírio, num mundo imaginário, representado por uma raiz quadrada de um numero negativo.

Bem agora mais a sério.
A raiva é um sentimento que devemos ter algum cuidado ao tentar canalizar. A raiva pode ser suprimida e posteriormente convertida. O grande problema neste tipo de reacção (suprimir) é que não permite uma exteriorização dos sentimentos e a raiva poderá virar-se contra nós. A raiva interiorizada, pode causar hipertensão ou depressão.
Raiva não exprimida, pode originar expressões patológicas de raiva, como comportamento passivo-agressivo, ou uma personalidade que se torna perpétuamente cinica e hostil.
Para controlar este sentimento, mais vale tentar acalmar o ritmo cardiaco e respirar calmamente e sentir a fúria a decrecer.
Se não tem paciência para este tipo de técnicas, vale sempre o "murro" na parede, de preferência de cimento (nem imaginam como acalma partir um metacarpo).
É obvio que há momentos para esse tipo de exteriorização. Não vou começar aos "selos" á parede no gabinete do chefe, claro.

Para mais informações, recomendo:

**Controlling Anger -- Before It Controls You**

http://www.apa.org/pubinfo/anger.html

Thursday, June 16, 2005

Nunca Máis

"Este ano en Galicia houbo unha catástrofe pola culpa do petroleiro Prestige. Co seu chapapote está facendo que morran os nosos peixes, aves e nós tamén. As nosas rías e praias están contaminadas e o mar destrozado. Esta desgracia ocurriu no mes de novembro de 2002. Xa levamos sete: Policommander, Andros Patria, Erkowit, Urquiola, Cason e Mar Egeo ... e agora o Prestige. ¡Cantos máis vendrán despois!. Cada ano, cada dous anos, cada tres... O Prestige chegou ás nosas praias e as pintou de negro, chegou a Muxía, Fisterra, as Illas Cies e moitas máis. Os voluntarios e os mariñeiros galegos fixeron o posible para limpar a pesares de que apenas tiñan medios... en moitos casos fixerono coas mans.

¡Ogallá que NUNCA MÁIS ocorra!"


Alumnos de 4º B, San Francisco Xabier


Nunca é demais recordar:
Prestige 13 de noviembre de 2002

Monday, June 13, 2005

A ultima "chuva sobre o rosto"


José Fontinhas (nome verdadeiro de Eugénio de Andrade) nasceu a 19 de Janeiro de 1923 na Póvoa de Atalaia, situada entre o Fundão e Castelo Branco.

Hoje, dia 13 de junho, escreveu pela ultima vez "branco no branco", "à sombra da memória" e entrou para sempre nos "alfuentes dos silêncio".

(...)"A sua poesia é a preferida pelos presos políticos, pois é a mais radiosa. Escuridão, já têm eles que chegue."(Óscar Lopes)

Até sempre camarada...


Álvaro Barreirinhas Cunhal, nasceu na freguesia da Sé Nova em Coimbra, no dia 10 de Novembro de 1913 e deixou-nos hoje, de madrugada aos 91 anos.

Um Homem com uma "fé" politica inabalavél, coerente e o eterno lutador por uma causa que abraçou até ao fim dos seus dias.

Até amanha Camarada

"A arte, sendo uma característica fundamental do ser humano, não pode ficar dependente do poder estatal".

"A arte não é apenas o produto de uma elite. Embora as grandes obras de arte sejam obras de criaturas de génio, a criatividade popular é a base da verdadeira arte."

"A arte, o artista e a sociedade". As reflexões de Álvaro Cunhal na Faculdade de Filosofia da Universidade Católica de Braga, 20 de Maio de 1998

Tuesday, June 07, 2005

Conduta Ignóbil

Há já uns quantos milénios, que tenho andado a fazer umas apreciações mentais e desvendei um padrão nesciamente simples. Ao longo da nossa complexa evolução, evoluímos psicologicamente e socialmente, amadurecemos e tornamo-nos uns bastardos anti-sociais.
Durante a infância somos seres primordiais e tudo é uma aventurosa experiência, não conhecemos o significado da confusa palavra, “inibição” e gozamos de todas as futilidades de uma forma ingenuamente honesta. Os casos de malvadez crónica resumem-se a uns singelos doces comidos fora das refeições.
Quando atingimos a supremacia maquiavélica e afrontosa, vulgar adultosidade, existe um tagalho cerebral que desengrena e inicia-se um processo de ambição e enfermidade, que gangrena tudo aquilo que toca.
Nós, o Homem, tornamo-nos pequenos, com obstinações rastejantes e concepções obsessivas.
Os que ainda acreditam nas palavras, “inocência” e “honestidade” são espezinhados e calcados, cada vez que dão uma “mão” de auxílio, e voltam sempre a cair no buraco que nos escavaram com um prazer satírico. Uma queda suja e dolorosa, que obriga a limpar as nódoas e a sair do buraco vezes sem conta, pois o olhar de quem pede ajuda, mesmo sabendo que nos vão empurrar de novo, só se recusa se não existir remorsos. Um circulo que algema e espreme toda a gota de inocência e honestidade que resta.
Parece que, termos como “apoio”, “simpatia não-interesseira” e “confiança”, estão a tornar-se termos caducos, foscos e a cair em desuso. Dá a sensação que só nos safamos neste atascadeiro selvático se nos tornarmos uns grandes cabeçudos “filhos da puta”. Qualquer tentativa de compreender esta conduta, só faz perder o fio á meada.
A vontade é de mandar o sonho á merda!

Monday, June 06, 2005

The force is a Satan's tool!!!!

"The Star Wars is Satan's Toll. It's no joke! If you beleive in the Force, you will go to Hell!
Billions of dollars has been made off the series of movies called The Star Wars that is beloved by millions. Many big fans of this space opera, do not know that the fantasy epic they enjoy is not a simple entertainment, but Satan's Battleground for their very souls!In this “Final Episode” of the Star Wars, EVIL triumphs using the Force - a greater force they claim than God! This is a Dangerous LIE! This is no mindless entertainment, but an attempt by DEMONS to distract you from your real 75 year mission on planet Earth, to give yourself to Jesus! Do not trust a Yodah puppet from Satan’s dream factory, trust in the Word of the Bible!Since 1999 we warned that the end times will be upon us with THE SEVENTH SEQUEL – and that time is now. Do you have a collection of the Star Wars figures and idols? Do you watch the Star Wars- religiously? No Force can help you, White side or Black. Armies fight Babylon, the towers exploded - the battle of Armageddon is soon, but you must decide! Turn your back on fantasy movies and give yourself to the only real faith – the truth of JESUS.Christians REJOICE! Jesus will lead us in a real star war - between the armies of Heaven and Satan. Believers will “beam” up to the Starship in the sky, and Captain Jesus shall lead a thousand year Federation of Planets before Judgment Day. We are destined to WIN!
When you stand before Jesus’ throne what will you say you believe in —the power of the Lord, or the power of the Force? Science fiction fans repent. Your very eternal SOUL depends on your answer.
Accept JESUS as your Star Guide.
The only entertainment in Hollywood that saves your eternal soul –Guaranteed!"

http://www.ooze.com/toolofsatan/#tracts

Na minha humilde e sincera opinião...eu acho que se passa algo de errado com alguns especimes humanos, super aditivados neste planeta...não sei...bem...mas isto é a minha opinião, claro.

Deep Impact

"In July of 2005, the Deep Impact spacecraft will release a small, 370 kg (820 lb) Impactor directly into the path of comet Tempel 1 (estimated to be 14 km X 4 km X 4km /9 miles X 2 miles X 2 miles in size). With a closing speed of about 10.2 km/sec (22,800 miles/hour), the resulting collision is expected to produce a small impact crater on the surface of the comet's nucleus. It should be a few hundred meters in diameter and will take a few minutes to form. The crater and its corresponding ejecta curtain (the material thrown out of the forming crater) will be observed in detail by the flyby spacecraft for a period of about 13 1/3 minutes as the comet nucleus approaches. The comet will come approximately within 500 km (310 miles) of the spacecraft.
The flyby spacecraft carries two instruments for observing the impact and its effects within visible light wavelengths. There is a Medium Resolution Instrument (MRI), which produces "the big picture" of the comet and has a field of view of 0.587 degrees or about the diameter of the moon as seen from Earth. It will have a maximum predicted resolution of about 10 meters/pixel.
In addition, there is a High Resolution Instrument (HRI) to give a closer and more detailed look at the comet. It has a field of view of 0.118 degrees or one-fifth the diameter of the moon as seen from Earth. The HRI has a maximum predicted resolution of about 2 meters/pixel. Both instruments will be pointed at the impact site on the comet nucleus, recording the expansion of the impact ejecta curtain and peering inside of the freshly formed crater".
extracted from:
All times listed in EDTMission briefing Jun. 9, 1 p.m.+ Webcast of NASA TV

Wednesday, June 01, 2005

Tempus Fugitus

Aqui está um termo que um dia nos deixará sem palavras.
O "Tempo", tempus, uma duração limitada, por oposição à ideia de eternidade, época, prazo, sucessão de anos, dias, horas, momentos, que envolve, para o homem, a noção de presente, passado e futuro.
È tempus o pavio da vida (vita), o espaço de tempo decorrido entre o nascimento e a morte.
Vivemos uma concessão, uma licença, um privilégio temporário, muitas vezes atribulado. Mas sem duvida, que em certos lances propícios a opção é escrita pela nossa mão.
Sufferere, por vezes é a porta pela qual passamos, uns mais apressados outros mais lentamente, esquadrinhando minuciosamente a forma do erro, erro esse que nos pode marcar e fortalecer, dando ânimo para não perdermos o tempus fugitus... ou padecemos tentanto.
O necessário? Convicção, intenção, confiança (fide)...abnegação (?).
Julgo que o objectivo genérico, não é a imolação pessoal. È necessário ter algum designio, um desejo veemente de ver mais além... e todos temos algum propósito evidente.
Por mais despercebidos que passemos, sem querer deixar mossa na teia temporal, seremos sempre o centro de alguma atenção teatral de alguém. Comédia ou tragédia? Cada um é o próprio realizador do seu sonho. A vida? Essa rodará, enquanto o "foco" convergir na nossa peça.
Quando pedimos "tempo", já estamos a perder uma jogada. Não podemos cessar, temos que saber dizer "paciência", nunca proferir "desistir".
Andar com tranquilidade com que se espera aquilo que tarda.
Nunca largar a mão do Tempus Fugitus... ou teremos todo o tempo do mundo...