Friday, June 17, 2005

FÚRIAAA!!!


Uma sensação que nos é familiar e que por vezes nos inunda a cabeça de uma forma quase devastatore, é a "FÚRIA" (do lat: furia). Fúrias (divindades infernais na mitologia pagã) cólera, colérico, exasperado, enfurecer, exacerbar, raiva, ira, irritação violenta, violento (do lat: violentu) que procede com ímpeto, em que há emprego da força brutal, colérico, fogoso, irascível, propenso à ira, acesso violento de locura.
Loucura (???), alienação mental com modificação profunda da personalidade, Tresvario.
Louco (lat: glaucu; gr: Glaûkos), alienado, demente, individuo que perdeu o uso da razão, delírio.
Razão (do lat: ratione), faculdade de raciocinar ou estabelecer conceitos e proposições de modo discursivo (não intuitivo) segundo as regras lógicas do raciocinio,bom senso.
Delírio (do lat: deliriu), desvio mórbido da razão contra o qual não valem a experiência nem a argumentação lógica e em virtude do qual o indivíduo se afasta cada vez mais da realidade, mundo imaginário.
Imaginário (do lat: imaginariu) que não é real, fictício, quimérico, utópico. Mat: quantidade representada pela raiz quadrada de um número negativo.
Isto quer dizer que (e segundo a minha opinião) que:
a fúria é um acesso violento de loucura que nos deixa sem razão, em estado de delírio, num mundo imaginário, representado por uma raiz quadrada de um numero negativo.

Bem agora mais a sério.
A raiva é um sentimento que devemos ter algum cuidado ao tentar canalizar. A raiva pode ser suprimida e posteriormente convertida. O grande problema neste tipo de reacção (suprimir) é que não permite uma exteriorização dos sentimentos e a raiva poderá virar-se contra nós. A raiva interiorizada, pode causar hipertensão ou depressão.
Raiva não exprimida, pode originar expressões patológicas de raiva, como comportamento passivo-agressivo, ou uma personalidade que se torna perpétuamente cinica e hostil.
Para controlar este sentimento, mais vale tentar acalmar o ritmo cardiaco e respirar calmamente e sentir a fúria a decrecer.
Se não tem paciência para este tipo de técnicas, vale sempre o "murro" na parede, de preferência de cimento (nem imaginam como acalma partir um metacarpo).
É obvio que há momentos para esse tipo de exteriorização. Não vou começar aos "selos" á parede no gabinete do chefe, claro.

Para mais informações, recomendo:

**Controlling Anger -- Before It Controls You**

http://www.apa.org/pubinfo/anger.html

No comments: